Porque o homem não se volta voluntariamente para Deus

O livre-arbítrio dos homens nos dias de hoje é uma unanimidade do cristianismo, certo? Bom, talvez a maioria das pessoas pense desta maneira, mas não é bem assim. Já começa com um problema básico: a definição do termo. De acordo com o dicionário Houaiss:

possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante

Aplicando isso à doutrina bíblica da salvação, isso significa que o homem seria capaz de decidir seguir a Deus, por vontade própria, sem que fosse condicionado de qualquer forma a fazer isso.

E, aparentemente, é isso o que acontece. Uma vez confrontados com as verdades do Evangelho, os cristãos, espontaneamente, escolhem seguir a Deus e nascem de novo. Certo?

Errado…se pararmos para analisar alguns textos bíblicos:

Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. (Romanos 3:10-12)

A força destes versículos é sempre ignorada pelas pessoas que defendem o livre-arbítrio. De acordo com a Bíblia, o pecado afetou de tal forma o ser humano que ele se recusa a buscar a Deus. Paulo aqui cita Salmo 14:1-3, onde Davi retrata um Deus que busca entre os homens alguém que o busque, mas não encontra ninguém. A mesma idéia é repetida no Salmo 53.

Por que isso acontece? Simples…porque o homem sem Cristo é controlado pela sua carne, ou seja, pela sua natureza pecaminosa. E é impossível que essa natureza se volte para Deus:

Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas o que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8:5-8)

O texto é claríssimo, mas não percebemos isso. Há duas classes de pessoas: as que se inclinam para a carne (não salvas) e as que se inclinam para o Espírito (salvos). Mesmo os que são salvos hoje, em algum momento do passado, elas estavam sujeitas à carne até o momento da conversão. Mas, vejam só…os que estão na carne não podem agradar a Deus. Não podem, isto está além da capacidade delas. Elas não podem, por exemplo, ter uma fé salvadora, agradável a Cristo. Mais do que isso: a carne não se sujeita a lei de Deus, e nem mesmo pode estar sujeita. Traduzindo: é impossível para a carne obedecer às leis de Deus, por exemplo, crendo em Jesus.

A conclusão é óbvia: pelo assim chamado “livre-arbítrio”, o homem nunca se converterá a Cristo, porque isso é impossível para ele.

Qual a saída? Por que então pessoas se convertem? A resposta é a predestinação. As pessoas não escolhem a Deus porque querem…elas escolhem a Deus porque antes foram escolhidas por Ele…porque Deus faz nascer em seus eleitos uma nova natureza que, ao ouvir o Evangelho, crê em Cristo e tem fé n’Ele. Como diz Jesus:

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)

E, assim como nós não escolhemos nascer fisicamente, também não temos poder algum sobre o nosso nascimento espiritual:

Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder se serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (João 1:12-13)

Logo, o novo nascimento é uma obra exclusivamente divina, onde a vontade humana não participa, de modo algum. Como diz Paulo:

Assim, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. (Romanos 9:16)

E, antes que digam que tal predestinação é injusta, quero apenas fazer aqui uma observação. Se Deus não predestinasse ninguém, se Ele não escolhesse ninguém, se Ele não agisse sobre a vontade humana por meio do novo nascimento…ninguém se converteria. Se não existisse predestinação, e tudo fosse deixado ao bel-prazer da vontade humana, ninguém seria salvo. A predestinação não é o capricho cruel de um Deus injusto, mas sim a misericórdia benevolente de um Deus Salvador.

E não poderia ser de outro jeito. Se todos os homens fossem condenados, o diabo iria para o inferno com o troféu de ter estragado completamente a coroa da criação divina, os seres que são “a imagem e a semelhança de Deus” (Gênesis 1:27). Deus não poderia, jamais…deixar que a sua criação mais excelente (junto, talvez, com a criação dos anjos) se perdesse por completo. Daí a necessidade da predestinação…para preservar a glória, a perfeição e a majestade do caráter divino.

Anúncios

8 thoughts on “Porque o homem não se volta voluntariamente para Deus

  1. Excelente post. Pena que tanta gente prefira ficar com seus próprios ‘achismos’ e se recuse a aceitar que a Palavra de Deus é a Palavra de um Deus SOBERANO.

    Gostar

  2. Helder,

    Causa espanto a popularidade do livre-arbítrio, se suas dificuldades fossem consideradas. Como você destacou, começa com a definição. Poucos defensores do livre-arbítrio conseguem dizer o ele significa.

    As respostas, quando se consegue algumas, variam desde escolha, liberdade até poder de auto-determinação. O mais comum é confundir liberdade com capacidade.

    O seu texto trata muito bem da questão, principalmente ao demonstrar que naturalmente o homem é incapaz de voltar-se para Deus.

    Em tempo: obrigado por seu comentário ao artigo < HREF="http://cincosolas.blogspot.com/2009/04/sobre-livre-arbitrio-e-responsabilidade.html" REL="nofollow">Sobre livre-arbítrio e responsabilidade<>.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Gostar

  3. brilhante argumentação e post nozima!
    De fato, acho que as pessoas usam esse papo de livre-arbítrio somente para atrair mais pessoas para o reino, sendo que não é essa a interpretação correta que a bíblia nos traz…
    Devemos estar cientes que somos responsáveis pelos atos do agora, apesar de Deus ter escrito tudo já, mas acima de tudo, acho que é nossa cabeça, se estamos imbuídos do santo Espírito de Deus, fazemos a correta vontade dele… =]

    Gostar

  4. Anayran,

    Paz seja contigo. Permita-me comentar uma observação sua. Não acho que as pessoas que defendem o livre-arbítrio o façam como estratégia para atrair pessoas para o Reino. Acho que elas acreditam mesmo que existe livre-arbítrio.

    Há um livro bem interessante chamado de “A ilusão do livre-arbítrio”. Nele é desenvolvida a tese de que as pessoas realmente pensam que tem livre-arbítrio, pois essa é a percepção humana. Porém, a despeito do que nos pareça, temos que ficar com o que a Bíblia diz. E o que ela diz é o que o Helder escreveu no post acima.

    Em Cristo,

    Clóvis

    Gostar

  5. Caríssimo Helder,
    Muito boa postagem. O estudo do Solano (que você coloca em link) é também muito bom e deve ajudar aqueles que têm dificuldade com o tema.

    Veja que curioso: tive uma discussão com meu cunhado sobre este tema. Eu defendia a posição reformada e ele, sem ter ainda o pensamento muito em ordem, defendia uma posição arminiana. Claro que não se chega a qualquer lugar em discussões assim, mas ele parou para pensar. Logo a seguir recebi um link com o estudo do Solano. Enviei para ele. Ainda não conversamos de novo, mas espero que ele compreenda o assunto.
    Entretanto, concordo com o que o Clóvis menciona no seu comentário. A ilusão do livre-arbítrio é tão forte na experiência humana, que é difícil de as pessoas entenderem que não existe tal coisa.

    Bem, meu caro, eu também fiz duas postagens que mencionam o tema (mais em forma de reflexão do que teologicamente). Se quiser conferir, dê uma passadinha por lá:
    Liberdade: uma breve reflexão
    Oh, graça sublime!

    Continue firme neste trabalho!
    No amor do Redentor,
    Roberto

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s