"Mas Deus é um só"

Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. (Tiago 2:19)

Existe um mistério lógico usado por pessoas quando falam de religião que eu não consigo resolver ou entender. Não é muito difícil encontrar pessoas que admitem que Deus é um só. Mas, logo a seguir, elas deduzem, não sei como, que “se Deus é um só, então todas as religiões são válidas” ou que “todos os caminhos levam a Deus”.

Na verdade, é muito mais lógico pensar que, se Deus é um só, apenas um caminho ou uma única religião são válidas. Aliás, era nisso o que Jesus acreditava:

Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Mateus 12:30)

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)

Aliás, de uma forma geral, esse é o ensino da Bíblia: Deus é um só, e Ele não abriu caminho para outras possibilidades:

Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. (Isaías 43:10-12)

“Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. (Deuteronômio 30:15-18)

Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. (Isaías 42:8)

Na verdade, a conseqüência bíblica e lógica do monoteísmo, da crença em um único Deus, é essa: só existe um único caminho, uma única religião verdadeira, uma forma certa de se buscar e adorar a Deus.

Até porque, se Deus é um, e criou várias formas, várias religiões, vários caminhos até Ele, é de se perguntar algumas coisas:

1) Por que os caminhos são, muitas vezes, contraditórios? Enquanto o hinduísmo e o espiritismo ensinam a crença em vidas passadas e reencarnações, o cristianismo ensina que as pessoas morrem uma vez só: “E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hebreus 9:27). Por que o islamismo tem repulsa pela idéia de vários deuses e o hinduísmo tem mais de um milhão de divindades? Se Deus é um só, por que Ele não nos dá um caminho confiável, mas uma série de opções que se condenam e que não são logicamente conciliáveis?

2) Um Deus que apresenta caminhos contraditórios é confiável? Imagine uma pessoa dizendo para você que o caminho da saúde perfeita é uma boa alimentação, livre de excessos; a uma segunda que a saúde perfeita se adquire por meio do descanso e a uma terceira que é por meio do consumo de drogas. A opinião dela é confiável? Qual é, de fato, a melhor forma de ter uma boa saúde? É mais ou menos o que fazemos com Deus. Se todos os caminhos são válidos para Deus, então o caminho da felicidade pode ser a renúncia a qualquer desejo (budismo), a obediência completa a Alá (islamismo) ou o pagamento de dívidas contraídas em vidas passadas e a ida para um plano superior (hinduísmo/espiritismo). Será que esse Deus não é capaz de dizer, de modo simples e claro, o que Ele espera de nós?

Logo, como bem diz a Bíblia, não adianta apenas crer que Deus é um só. Isso até os demônios fazem. É preciso que nós assumamos as implicações lógicas e racionais dessa crença. E isso, mais uma vez, implica em assumir que só há um único caminho que leva até Deus.

2 thoughts on “"Mas Deus é um só"

Deixe uma Resposta

