Profecia e "Sola Scriptura"

No passado, eram as línguas…quando o pentecostalismo começou a influenciar as igrejas protestantes históricas, lá pelos idos de 60. Nesse tempo, as pessoas queriam saber é sobre o dom de línguas. Afinal, quem é batizado no Espírito Santo precisa orar em línguas estranhas, como os apóstolos fizeram em Atos 2? Quem não ora em línguas é ou não salvo?

Atualmente, o interesse é outro: o dom de profecia. Muitos evangélicos procuram aconselhamento e ficam confusos por causa de profecias que receberam. Por outro lado, outros tiveram experiências bastante positivas com profetas. Enquanto algumas igrejas proíbem as profecias (caso da Igreja Presbiteriana do Brasil), outras as valorizam tanto que parecem colocá-las acima até mesmo da Bíblia.

E aí fica uma questão: devemos crer ou não que as profecias do século XXI são legítimas?

Um dos argumentos usados para não se acreditar nas profecias de hoje em dia é o princípio do “Sola Scriptura“, adotado na Reforma Protestante. Esse princípio afirma que a Bíblia está acima de todas as outras fontes de autoridade. Somente a Escritura serviria como regra de fé e prática para os cristãos.

Argumentam alguns que a profecia é incompatível com o “Sola Scriptura”. Se a profecia é uma revelação, ou seja, se Deus fala literalmente por meio do profeta, então a profecia teria a mesma autoridade que a Bíblia. Mais do que isso, se ainda há profetas, o que os impediria de escreverem livros, relatando suas profecias? E, caso eles façam isso, por que não acrescentar esses livros à Bíblia? Desta forma, a permanência dos profetas implicaria em um cânon aberto da Bíblia. Ou seja, a Bíblia ainda seria um livro aberto, que poderia ser ampliado.

De fato, isso tem acontecido em alguns casos. Os mórmons entendem que Joseph Smith era um profeta e as visões dele ficaram registradas no Livro de Mórmon. De certa forma, o mesmo aconteceu com Maomé e o islamismo. Em várias igrejas evangélicas, o ensino bíblico é deixado de lado quando certas profecias contrariam o ensino da Palavra.

Mas, embora a relação entre profecia e o “Sola Scriptura” seja importante e precise ser considerada, não é isso que define se as profecias continuam ou não. É preciso analisar o que a Bíblia diz sobre o assunto. E, a não ser que a própria Bíblia ensine a cessação das profecias no tempo presente, não podemos descartá-las baseadas em um argumento teológico. E argumento teológico não é a mesma coisa que um argumento bíblico.

De qualquer forma, a existência de profetas não implica em um livro aberto. Primeiro porque a Bíblia é um livro autoritativo para todas as pessoas, em todos os tempos. Profecias podem ser específicas, dirigidas apenas a uma pessoa ou grupo de pessoas. Como exemplo, basta ler Atos 21:10-14. Ali, Ágabo dá uma profecia que é específica para o apóstolo Paulo. Em segundo lugar, porque muitos profetas não escreveram livros bíblicos. Ágabo profetizou no Novo Testamento, mas não temos o livro de Ágabo. Em Atos 20:9, lemos que as quatro filhas de Filipe profetizavam, mas não sabemos o conteúdo de nenhuma profecia delas. Logo, profecia não significa cânon aberto.

Claro que há muitas outras questões em jogo, que pretendo analisar neste blog. Mas, amanhã estarei em viagem e só volto no sábado. Até lá, os meus pouquíssimos leitores terão tempo de sobra para refletirem sobre este assunto e postarem seus comentários, se assim desejarem.

Anúncios

2 thoughts on “Profecia e "Sola Scriptura"

  1. Só um comentário, quando Ágabo e as filhas de Filipe profetizaram, o cânon ainda estava aberto, logo, nada impediria que eles escrevessem seus livros “canônicos”. Não é mesmo?Abraços meu amigo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s