Problemas com "as igrejas locais"?

Andou conhecendo alguém que te ofereceu o jornal “Árvore da Vida” ou um livro de Witness Lee ou Dong Yu Lan? Recebeu um convite de alguns cristãos para assistir a um culto da igreja em Brasília ou da igreja em Goiânia? Então, vai aí alguns links para você ler antes de entrar nessa onda:

Solascripturatt (escrito pelo Paulo Romeiro, um excelente pesquisador de seitas e heresias)
CACP (esse foi escrito pelo pastor batista Natanael Rinaldi, presidente do Instituto Cristão de Pesquisas)
Resposta do CACP a questionamentos das igrejas locais (também escrito pelo Pr. Natanael).

Anúncios

9 thoughts on “Problemas com "as igrejas locais"?

  1. Oi HelderEstava a toa a li este comentario este teu blogger… Muito interessante. Já participei deste movimento por uns bons 16 anos, e frequentei este lugar em Goiania um ano e meio, antes de eu quebrar os pratos com eles. Posso dizer que graças a Deus fui restaurado, mas posso dizer que a posição no meio evangelico é polêmica. Uns acreditam que sejam seita: outros Igreja. Não sigo nenhum estudo teologico a respeito, mas o que eu penso a respeito deles é que por um lado sao uma Igreja decadente, pois as pessoas lá seguem um papa (Dong Yu Lan) e possuem uma vida derrotada. Por este prisma, é como qq Igreja que perdeu unção de Deus. Prova disto são as brigas internas (com a parte deles nos EUA chamada Living Stream e o ministério do Dong Yu Lan), além de problemas entre os membros como por exemplo, corrupção, traição, etc… Coisas que existem em Igrejas sem a presença de Deus, mas que não deixam de ser Igrejas. Por outro lado, são exclusivistas ao extremo, se dizem os unicos certos e renegam os demais grupos cristão. Aí se enquadram em seita. O que os tornam alvo de polêmicas é justamente este ultimo posicionamento, que faz com que criem inimizades com todas as pessoas. Por ultimo não confundi-los com algum grupos que creem no localismo – em Goiânia, por exemplo existem mais dois grupos, além deles que se declaram a Igreja em Goiânia. Nos Eua, existem varios grupos que se enquadram nesta categoria, e por ultimo, até os católicos ortodoxos se dizem localistas.Espero ter contribuido

    Gostar

  2. Olá amigo,

    Venho a este, sem perder muito tempo, somente para que procure atualizar seu blog, e incluir a retratação feita pelo Instituto Cristão de Pesquisa ao irmão Dong.
    Ah! Aproveite para desfrutar da vida de Deus e buscar crescimento espiritual.
    Se quiser um auxílio, encotrará em abundância nos livros do editorial Arvore da Vida.

    Saudações.

    Gostar

  3. Helder,

    Senti por bem em comentar sua opinião, pois me deu a impressão de algum mal-entendido na compreensão dos escritos de Witness Lee nos comentários dos Evangelhos-Versão Restauração.

    Vamos por partes:
    1- Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja

    Edificarei mostra ser um evento futuro. Quando Jesus proferiu estas palavras a Pedro, ele não afirmou que naquele momento a igreja já estava edificada, tão pouco mencionou que Pedro não estava fazendo parte da igreja pelo fato de a edificação final estar no futuro.
    Não se trata de “falta de condições de Deus” em edificar a igreja durante 20 séculos. Em 2Pe 3:9 diz: “O Senhor não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

    2- Em nenhum momento W.Lee afirma que os cristãos do primeiro século ou os demais cristãos que se levantaram no decorrer dos séculos para proclamar o Evangelho não compunham Igreja de Deus.
    De fato Deus não está edificando sua igreja na cristandade, ou seja, sob o sistema do cristianismo que nós sabemos o quão decaído está. Neste sistema sim há cristãos que verdadeiramente amam ao Senhor, que não se deixam envolver com o sistema e que certamente fazem parte da edificação da Igreja. Esta edificação não se limita a um determinado grupo cristão, tão pouco é a cristandade (entenda-se ao sistema)

    3- Será concebível pensar que DEUS teve que aguardar que transcorressem cerca de 2000 anos entre a morte e ressurreição de CRISTO e a implantação da Igreja?
    A resposta é NÃO!
    O versiculo de Mt 16:18 é claro que alí o Senhor Jesus revelou a igreja. Podemos dizer que alí a igreja foi “implantada”, mas não efetivamente edificada! São duas coisas completamente diferentes.

    Gostar

  4. Continuando…

    4- “Além disso, o senhor Witness Lee é taxativo em afirmar que mesmo as denominações protestantes não fazem parte da Igreja”.

    Em nenhum momento W.Lee afirma tal coisa! Todos os filhos de Deus, redimidos e regenerados são a igreja de Deus!

    Porém logo a seguir, Estou_preocupado, você faz uma afirmativa correta:
    “É fato que as placas não são a Igreja de CRISTO e sim as pessoas que se renderam aos Seus pés e o reconheceram como único e suficiente Senhor e Salvador, mas sabemos que dentro das denominações protestantes e evangélicas sempre houve inúmeras pessoas que se fazem parte da Igreja de CRISTO.”

    Então já está claro que “as placas”, “o sistema” não são a igreja de Deus, e sim “as pessoas que se renderam aos Seus pés e o reconheceram como único e suficiente Senhor e Salvador”

    5- “Apesar de não afirmar literalmente, nesse texto, que a Igreja se restringe ao seu grupo ele define que a Igreja somente foi edificada a partir do século vinte, século em que o seu grupo (Igreja Loca/Árvore da Vida) iniciou suas atividades”.

    Não sou defesor da igreja local ou de qualquer outro grupo cristão. Não ouso a dizer que a Igreja Local é a detentora da verdade, a pesar de reconhecer tamanha fonte de riqueza revelada nos escritos de W.Nee e W.Lee.
    O que entendo sobre esta questão é que certamente o Senhor não se agrada de tamanha divisão entre o povo cristão por detrás de cada placa fixada em um templo, determinando cada princípio, doutrina, ministério, etc. Ou seja, cada um vai no que melhor lhe convier ou agradar.
    Em principio, a revelação exposta pela igreja local é a que mais se aproxima da igreja primitiva. Porém é inegável que muitos podem viver sob este ensinamento e agir como se estivessem em um sistema religioso, denominacional.

    Sobre este e demais “polêmicos” escritos de W.Lee, já é sabido que vários reconhecidos teólogos, tanto nos EUA como no Brasil estão voltando atrás de seus comentários iniciais de que os escritos de W.Lee se tratam de ensinamentos heréticos.

    http://journal.equip.org/issues/we-were-wrong

    http://www.defesadafe.com.br/

    Esclareço que não sou defensor de nenhum grupo cristão em si. Aprecio os escritos de W.Nee e W.Lee, entre outros e me expus apenas para replicar o comentário do Estou_preocupado que, ao meu ver, não foi correto dentro do que W.Lee expôs na nota comentada dos Evangelhos – Versão Restauração.

    Gostar

  5. Dokimazo,

    Críticas aos textos deveriam ser feitos nos links indicados, não aqui.

    Já disse antes, e repito: não é porque a organização A ou B diz que Witness Lee não é um herege que eu vou mudar de ideia.

    Já tive contato com as igrejas locais e li o “A Economia de Deus”. O conceito do Deus triúno processado, por exemplo, não se encaixa nas definições de Trindade consagradas nos credos e confissões históricas, é facilmente confundido com o modalismo (é preciso uma verdadeira ginástica para mostrar que não é a mesma coisa) e é herético.

    Mantenho o meu ponto de vista. Se quiser me mandar livros ou sites onde possa pesquisar mais e mudar de ideia…agradeço.

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    Gostar

  6. É seu Helder,percebo que a sua ignorância é a mesma dos que ao ouvir o Senhor Jesus dizer: Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a Vida Eterna,e eu o ressucitarei no último dia.João6:50-64.Estes ao ouvir tais palavras ficaram escandalizados,porque tomaram as palavras na letra e não no espírito.Portanto agora você pede para lhe mandar livros ou sites para ver se você muda de idéia?Me desculpe,mas acho melhor você buscar respostas em Deus para se libertar da sua confusão teologica e parar de ser pedra de tropeço para a obra do Senhor.Senão quiser mudar de idéia,é um problema seu com Deus,já quanto ao irmão witness lee creio que a coroa da vida já lhe está guardada a qual o reto juíz lhe dará naquele dia. Jesus Cristo lhe abençoe.

    Gostar

  7. Beleza, Alex. Se a galera que pensa, questiona e busca respostas bíblicas vai pro inferno e os “espirituais” das igrejas locais, que recebem o ensino por meios espirituais e não intelectuais vão pro “céu”…beleza! O Deus bíblico é sobrenatural mas é coerente tb. E é o Criador da razão.

    A propósito, você não sabe interpretar o versículo que diz que a letra mata, mas o Espírito vivifica. Mas, beleza. O que eu podia esperar de quem endossa os ensinos de Witness Lee?

    Gostar

  8. Caro Helder,
    Vi, em um dos teus posts, você mencionar que está aberto para reavaliar a conclusão atual que tens sobre Witness Lee. Peço que você leia esta tradução de um número da revista do Christian Research Institute totalmente dedicada a reavaliação da anterior conclusão sobre Witness Lee. Excelente texto, creio que você vai apreciar: http://sites.google.com/site/estavamoserrados/

    No mais é bom destacar que a Editora Arvore da Vida e o ministerio de Dong yu Lan atualmente estao totalmente desvinculados das chamadas igrejas locais que permanecem no ensino biblicamente fundamentado de Watchman Nee, Witness Lee e demais ministros da Palavra. Dong Yu Lan se desviou completamente e hoje está mais focado em ensinos pessoais e praticas aberrantes como afirmar que Paulo fracassounem seu ministerio de edificar igrejas, que os 3 primeiros evangelistas nao estavam totalmente no Espirito mas somente Joao escreveu o evangelho totalmente no Espirito e outras aberracoes como afirmar que os que se envom
    Lverem com a rede cafeteria cristã bookafe, por ele inventada, vao entrar no reino dos ceus…

    Gostar

  9. Alexandre,

    Não entendo porque tanta determinação em mudar a minha visão do Lee. Mas enfim…

    Não li tudo, mas li a parte mais importante pra mim, que trata do Deus triúno processado. E, desculpe-me, mas eu não acredito que o cristianismo ocidental, seguidor do Credo Niceno, esteja caindo em triteísmo. Também não acho que é uma questão de matemática, do tipo “uma declaração ortodoxa anula ou 'balanceia' uma herética”. O Lee foi longe demais em suas afirmações sobre a Trindade e, a não ser que ele tenha se arrependido de algumas afirmações, ele continua sendo herege.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s