Abaixo a hierarquia!

Não é muito difícil ser popular entre os evangélicos hoje em dia. Se você quer que as pessoas te achem legal, mas não sabe como, vai aí uma dica: fale mal da hierarquia. Principalmente da hierarquia eclesiástica: pastores, presbíteros, diáconos, o que for.

É muito fácil entender o porquê desta tendência. Um grande número de fiéis é manipulado e iludido por falsos pastores no Brasil. São muitos os que sofreram na mão desses líderes graves prejuízos financeiros e emocionais. O discurso desses feridos acaba tocando o coração de outras pessoas, que acabam responsabilizando a hierarquia como sendo a fonte dos problemas da igreja.

Na verdade, essa tendência não é exclusiva dos cristãos. Os políticos perderam o respeito da população, e já não temos mais muita consideração pela autoridade do presidente da República, um governador ou um deputado. Os pais não têm mais o mesmo poder de imposição que tinham antes, e são cada vez mais desafiados e desobedecidos por seus filhos. Da mesma forma, alunos se sentem à vontade para ameaçar professores e agredi-los. O professor, ao invés de ser uma figura de autoridade, torna-se um refém de seus alunos.

Mas, o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto? Gostaria de tocar apenas em alguns pontos:

1) A hierarquia faz parte da criação de Deus. Quando lemos os dois primeiros capítulos de Gênesis, vemos que a criação, basicamente, era o trabalho de transformar uma terra sem forma e vazia em um mundo organizado. E nessa organização havia hierarquia. Por exemplo, os dois grandes luzeiros (o Sol e a Lua) deveriam governar o dia e a noite (Gn 2:16). Mais importante do que isso, o homem foi colocado acima de tudo o que foi criado, com a ordem de sujeitar a terra e dominar os animais (Gn 2:29). Até mesmo em relação aos anjos, podemos perceber que existe uma hierarquia. Em Apocalipse 12:7, vemos Miguel comandando os anjos na luta contra o diabo e seus demônios. Isso mostra que, seja no céu, seja na terra, Deus criou o mundo com hierarquia.

2) A hierarquia faz parte da família. O primeiro mandamento da Bíblia com promessa é “Honra a teu pai e a tua mãe” (Ex 20:12, Ef 6:2). Honrar significa dar o devido peso, o devido valor, tratar como a pessoa deve ser tratada. Para tirar qualquer dúvida do que isso significa, Paulo diz claramente “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Ef 6:1). Mesmo dentro do casamento, a Bíblia coloca que as esposas devem ser submissas aos seus maridos, e estes ao Senhor (Ef 5:22-24).

3) A hierarquia faz parte da igreja. Desde o Antigo Testamento, fica claro que Deus estabeleceu uma hierarquia no culto. Haviam os sacerdotes, os levitas e o povo. Os sacerdotes não tinham mais valor que o povo, mas foram escolhidos por Deus para presidirem o povo nas questões religiosas. Da mesma forma, Jesus criou dois grupos especiais de seguidores: os setenta (Lc 10:1) e os doze apóstolos (Mc 3:14). Posteriormente, os apóstolos organizaram igrejas com bispos (Fp 1:1); presbíteros (At 14:23) e diáconos (1 Tm 3:8). Diga-se, de passagem, que o bispo deve governar a igreja de Deus (1 Tm 3:4-5). A igreja deve ser submissa e obediente aos seus guias (Hb 13:17).

Isso deixa claro que a hierarquia foi instituída por Deus. De certa forma, ela é um lembrete que, acima de nós, existe um Deus a quem devemos obediência total. Quem tem problemas em aceitar as autoridades terrenas, com toda certeza terá problemas em aceitar a autoridade divina.

Claro que isso não significa que as autoridades podem fazer o que quiserem. Elas devem obedecer às ordens divinas. Quando um mau pai, um mau pastor ou um mau presidente fazem outras pessoas sofrerem, o problema não é a hierarquia, mas sim o mau uso que é feito da autoridade.

Que Cristo nos ensine o valor e a necessidade do bom uso da hierarquia em nosso dia-a-dia.

Anúncios

2 thoughts on “Abaixo a hierarquia!

  1. Amém, Helder, Amém Priscila! O curioso é como as pessoas REALMENTE gostam quando a hierarquia é DETONADA de púlpito… Mas Deus tem poder pra mudar a igreja evangélica brasileira. Mesmo porque… A IGREJA (MESMO) vai se curvar a Ele no devido tempo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s