Um outro Jesus

Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou
se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente
que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais. (2 Coríntios
11:4)

Muitas vezes temos a tendência de achar que os problemas da Igreja são novos. Mas, na verdade, quando olhamos para a História da Igreja, vemos que as heresias são sempre as mesmas. Desde os tempos apostólicos que as igrejas têm tolerado, de boa mente, a falsos profetas que anunciam outros Cristos, são movidos por espíritos diferentes do Espírito Santo e anunciam um evangelho diferente daquele que encontramos na Bíblia.

Hoje toleramos de boa mente os que nos anunciam um Jesus adocicado e bonachão. Falamos do Jesus que não condenou a mulher adúltera e que comia com os publicanos e pecadores. Mas nos esquecemos que esse mesmo Jesus também usou chicote contra os mercadores do templo, chamou os fariseus de raça de víboras e sepulcros caiados e já chamou os seus ouvintes de filhos do diabo. É o mesmo Jesus, tanto num caso como no outro. Pegar somente um dos lados é apresentar um Jesus que é diferente do Jesus anunciado pelos apóstolos. Isso quando não seguimos o mundo e passamos a acreditar em um Jesus que não era Filho de Deus e que tinha filhos com Maria Madalena.

Também fala-se muito do Espírito Santo. Falamos muito do Espírito que nos concede os seus dons e opera milagres, sinais e maravilhas. Queremos ter o dom de profetizar e orar em línguas, experiências místicas e as últimas unções do momento. Mas nos esquecemos que esse Espírito também produz o seu fruto: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Tratamos o Espírito como uma força, e nos esquecemos que Ele é uma Pessoa. Mais do que isso, Ele é Deus. Nós não podemos manipulá-Lo, é Ele quem deve controlar todo o nosso ser. E, em nome do “espírito”, muitos falsos profetas têm ordenado que a Igreja faça aquilo que a Palavra de Deus proíbe.

Mas a Igreja também tolera aqueles que trazem um evangelho diferente. Nos cansamos de ouvir as mesmas histórias e ensinos da Bíblia…qualquer um que tenha um evangelho mais “moderno” e “atual” é melhor. É incrível como os evangélicos se interessam em ouvir teólogos que não acreditam mais que a Bíblia é infalível e, com avidez, ouvem qualquer profeta que tenha uma “divina revelação do céu” ou uma teologia “afinada com a ciência”. O evangelho que os apóstolos ensinaram não nos satisfaz mais. Não o consideramos suficiente.

Infelizmente, nós não fizemos muitos progressos desde que Paulo escreveu sua segunda carta aos coríntios. Continuamos fascinados pelo erro. E pior…ainda temos desprezo pelo melhor remédio que temos para evitar um outro Cristo, um outro espírito e um outro evangelho. Temos desprezo pelo estudo sério e piedoso da Bíblia.

Que Deus tenha misericórdia daqueles que se dizem cristãos, e não o são. E que Ele possa nos conduzir a todos rumo aos mesmos Jesus, Espírito e evangelho em que acreditava o apóstolo Paulo.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s