Respostas erradas

“Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.” (Romanos 2:28-29)

Um terrível engano torna míopes milhões de evangélicos no Brasil. Ao invés de nos concentrarmos naquilo que o Evangelho realmente tem de explosivo e diferente, preferimos focar em coisas que não podem, de fato, mudar a vida de alguém. Caímos no mesmo erro dos judeus que viviam nos dias de Jesus e dos apóstolos.

Para entendermos a passagem de Romanos 2, é preciso relembrar que Jesus e Paulo eram judeus. Eles estavam criticando o judaísmo de sua época, o qual considerava que a força de sua religião estava na observância de rituais exteriores, como a circuncisão física, o lavar as mãos, o uso de franjas nas vestes ou o jejum duas vezes na semana. Só que estas coisas não eram suficientes para ajudar problemas como: as rixas entre judeus e samaritanos, a exclusão dos gentios da adoração a Deus, as dificuldades decorrentes da dominação romana, além dos problemas que acometem os homens de todos os tempos: depressão, problemas familiares, ira, alcoolismo, entre outros.

No século XXI, os problemas não mudaram muito. A sociedade agoniza com feridas mais ou menos aparentes. Se hoje não há samaritanos, o preconceito permanece contra negros, nordestinos, mulheres e mesmo homossexuais (esta questão merece ser tratada em outro momento). Todo tipo de idolatria permanece, desde religiões antigas e elaboradas, como o hinduísmo ou o budismo até “igrejas” com nomes sugestivos, como, por exemplo, União do Vegetal. Depressão, divórcios, suicídios, alcoolismo, violência e outros tipos de mazelas estão aí, às portas, em toda cidade brasileira, isso se não estiverem dentro de nossas próprias casas.

E qual a solução que os evangélicos oferecem a isso? Algumas respostas me ocorrem:

  • “Não beba, não fume, não jogue e não transe. É dessa forma que damos testemunho ao mundo sobre quem é Jesus”.
  • “Faça a campanha de 49 dias de jejum. Jejue por sete semanas, e tudo será resolvido”.
  • “Venha para o nosso culto de libertação, onde faremos um descarrego (sic!) espiritual”.
  • “Assista a nossas reuniões de estudo bíblico, onde, pela décima vez no ano, estudaremos a doutrina da predestinação, de acordo com a Confissão de Fé de Westminster”.
  • “Faça uma sessão de cura espiritual. Hipnotizaremos você, e o faremos voltar aos traumas do passado. Lá, você poderá ter uma nova atitude, e perdoar aqueles que te ofenderam, inclusive Deus“.
  • “Venha para o Encontro. Ele é tremendo!! Vai mudar a sua vida!”

E, enquanto isso, poucos são os que realmente se dispõem a colocar o dedo na ferida, na verdadeira questão.

É muito fácil ser cristão exteriormente: seguir uma série de regras predefinidas, comparecer às reuniões da igreja e mostrar “piedade” ou “fervor” fazendo uma campanha de oração de vez em quando.

Ser cristão interiormente, de tal forma que o nosso coração é transformado: sentimentos, desejos, pensamentos…para buscar um louvor que não é humano, mas sim divino…quem se atreve?

Precisamos, com urgência, admitir uma verdade óbvia, mas que nos escapa facilmente: o caminho da conversão é difícil. Entrar nele é fácil: a justificação pela fé. Mas, segui-lo até o fim, sendo transformados por dentro em cada pecado e problema que nos aflige, é duro. É um caminho onde nem todas as respostas são evidentes, na verdade, a maioria me parece estar escondida, e só serão descobertas quando o Espírito e a Palavra andarem juntos para fazerem o que a carne não pode fazer.

Anúncios

7 thoughts on “Respostas erradas

  1. Ok, espertalhão, as respostas estão erradas quando apontam pra coisas que nós temos pra fazer ou rituais que seguimos…“Ser cristão interiormente, de tal forma que o nosso coração é transformado: sentimentos, desejos, pensamentos…para buscar um louvor que não é humano, mas sim divino…quem se atreve?“E como é que se é/faz isso? Você acha que consegue responder? =]O texto está bom, mas apontar o problema sem sugerir cura é triste e fácil.

    Gostar

  2. Daniel,Apontar uma cura não seria possível aqui, exatamente porque isso não é fácil. O processo de cura que Deus tem para uma pessoa não é o mesmo que Ele usa com outra. É só você ver que Jesus não lidava com Zaqueu, a filha de Jairo ou a mulher samaritana da mesma maneira.Mas apontei sim um caminho, no final do texto: o Espírito e a Palavra devem andar juntos para fazer o que o homem não pode. Agora, impossível dizer como isso vai se aplicar na vida de cada um. Esta já é uma busca que eu só posso fazer na minha vida e na vida daqueles que estou aconselhando.Não é triste apontar o caminho. Mais triste do que isso é insistir em ir por um caminho errado, mas fácil.Lembra…o caminho de Deus é estreito.

    Gostar

  3. Você realmente me fez lembrar Mateus 7:13 e 14: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”Seguir o Caminho, somente com a base da Palavra e a direção do Espírito Santo.Que o Senhor continue usando a sua vida, irmão.rafa

    Gostar

  4. Excelete texto Nozima, você é uma bênção. Àqueles que querem se aprofundar na busca leiam “Os Caçadores de Deus” e “Os Descobridores de Deus”, de Tommy Teeney

    Gostar

  5. Helder,Tens um evangelho genuíno, uma vontade de ser cada dia mais parecido com Cristo que encanta… muitas vezes nem precisas dizer palavra alguma para que os que estão à sua volta se sintam tocados pelo mover do Espírito.SEU MINISTÉRIO É ADMIRÁVEL!O Senhor há de abrir ‘portas e portais’ afim de usá-lo, pois certamente hás de ser benção ainda maior nas mãos do oleiro… você é barro precioso! Foi um prazer conviver com vc! Deus o abençoe!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s